Diferença entre estratégia de diversificação e diferenciação


Diversificação concêntrica.


A adição de produtos ou serviços novos, mas relacionados, é amplamente chamada de diversificação concêntrica. As linhas de negócios da corporação ainda possuem um "fio comum" que serve para relacioná-las de alguma maneira. O ponto em comum pode ser tecnologia semelhante, uso do cliente, distribuição, habilidades gerenciais ou similaridade de produto.


A diversificação concêntrica ocorre quando a diversificação está de alguma forma relacionada, mas claramente diferenciada, dos negócios atuais da organização.


A diferença básica entre uma diversificação concêntrica e uma estratégia de concentração é que uma estratégia de diversificação concêntrica envolve a expansão em uma área relacionada, mas distinta, enquanto a concentração envolve a expansão dos negócios atuais.


Uma estratégia de diversificação concêntrica pode ter várias vantagens. O mais óbvio é que ele permite que a organização desenvolva sua experiência em uma área relacionada. Uma estratégia de diversificação relacionada envolve a diversificação em negócios que possuam algum tipo de "encaixe estratégico".


O ajuste estratégico existe quando empresas diferentes têm cadeias de custo de atividade suficientemente relacionadas, que há oportunidades importantes para o compartilhamento de atividades em um negócio ou outro.


Uma empresa diversificada que explora essas inter-relações de custo de atividade e capta os benefícios do ajuste estratégico obtém um desempenho consolidado maior a soma do que as empresas podem obter seguindo estratégias independentes.


Este efeito que pode produzir um retorno combinado sobre os recursos da empresa maior do que a soma de sua parte é freqüentemente chamado de sinergia (o efeito 2 + 2 = 5).


A diferença entre estratégia corporativa e estratégia de negócios.


As empresas diversificadas podem obter vantagem competitiva no nível corporativo ou comercial.


Artigos relacionados.


1 [Estratégia de Nível Corporativo] | Tipos de Estratégia de Nível Corporativo 2 [Estratégia Corporativa] | Qual é a diferença entre estratégia corporativa & amp; Estratégia Funcional? 3 [três níveis] | Descrever os Três Níveis de Estratégia para uma Empresa Única 4 [Estratégias Corporativas de Negócios] | Exemplos de estratégias de negócios corporativos.


Uma pequena empresa que opera em um único setor deve desenvolver e explorar uma vantagem competitiva para ser lucrativa. Você pode obter vantagem competitiva superando sua concorrência em algum aspecto do negócio para produzir seus produtos ou serviços a um custo menor. Os proprietários também podem demonstrar a superioridade de seus produtos para vendê-los a um prêmio.


Estratégia de negócio.


As decisões que uma empresa toma a caminho de criar, manter e usar suas vantagens competitivas são estratégias de nível de negócios. Depois de avaliar a linha de produtos, o mercado-alvo e a concorrência da empresa, o proprietário de uma pequena empresa pode identificar melhor onde está sua vantagem competitiva.


Uma empresa de doces gourmet, por exemplo, pode achar que não pode competir em preço; grandes corporações freqüentemente desfrutam de economias de escala que mantêm os custos baixos. Em vez disso, a pequena empresa escolheria uma estratégia de diferenciação, enfatizando a frescura, os ingredientes de qualidade ou algum outro atributo que os consumidores valorizariam o suficiente para pagar mais. A estratégia de negócios afetará as decisões funcionais da pequena empresa, como a seleção de suas promoções e canais de distribuição.


Estratégia corporativa.


Quando uma empresa identifica oportunidades fora de sua indústria original, pode contemplar a diversificação. Quando empresas adicionais se tornam parte da empresa, o pequeno empresário deve considerar a estratégia em nível corporativo. Para ser eficaz, a empresa deve contribuir para a eficiência, rentabilidade e vantagem competitiva de cada unidade de negócio. O fabricante de doces gourmet pode decidir entrar no negócio de frutas secas, por exemplo. Essa decisão corporativa só é sólida se a empresa-mãe puder ampliar e desenvolver uma vantagem competitiva - digamos, economia de escopo, gerenciamento integrado ou aquisição - nos dois negócios.


Por exemplo, o proprietário pode determinar que seu sistema de distribuição de doces por correspondência é perfeitamente adequado para o negócio de frutas secas e que a pesquisa do cliente indica que os clientes existentes comprarão itens de ambas as empresas. Ou ela pode negociar descontos por volume para passas, cranberries secas e cerejas secas que ela usará em ambos os negócios.


Diversificação.


Muitas vezes, as decisões de estratégia corporativa mais importantes são se diversificar e, em caso afirmativo, como? Quaisquer novos produtos ou serviços devem oferecer retornos potencialmente lucrativos, não devem apresentar um custo de entrada excessivamente alto e devem dar à empresa uma vantagem estratégica. Se um negócio em uma nova indústria atende a essas qualificações, a empresa pode aumentar os lucros executando uma estratégia de diversificação.


Juntar as peças.


Estratégias corporativas e de negócios trabalham juntas e se influenciam mutuamente em um esforço para tornar as unidades de negócios e a corporação bem-sucedidas. Pequenas empresas envolvidas em um único setor já tomaram a única decisão estratégica de nível corporativo que possuem - qual indústria aderir. As pequenas empresas que contemplam a diversificação, por outro lado, enfrentam uma série de decisões adicionais de estratégia corporativa, bem como decisões em nível de negócios para a nova unidade de negócios, caso decida diversificar.


A decisão corporativa de nossa empresa de doces foi entrar no mercado de confeitos. Suas decisões de negócios foram baseadas em como competir, o que por sua vez influencia suas estratégias operacionais de distribuição, fabricação, promoção, preço etc. Quando ela diversifica, a adição de outra unidade exige decisões em nível de negócios para a nova unidade. Mas também pode ser necessário repensar a estratégia de negócios da operação de fabricação de doces original.


Diversificação relacionada ou diversificação não relacionada:


Qual Estratégia é Mais Adequada ao Seu Negócio?


Entenda as diferenças entre a diversificação relacionada e a diversificação não relacionada antes de investir. Para diversificar seu negócio, seus mercados ou seus produtos podem ser caros; portanto, investir em uma estratégia eficiente de diversificação.


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Por que diversificar?


Uma análise de diversificação precisa demonstrar e apoiar que o negócio obterá um retorno sobre o investimento que mais do que compense o risco e o custo.


O proprietário de uma empresa precisa considerar estratégias de diversificação eficientes para construir uma vantagem competitiva, para alcançar economias de escala ou escopo e / ou aproveitar uma oportunidade financeira que se alinhe com o plano estratégico do negócio.


A diversificação pode ser segmentada em diversificação relacionada ou diversificação não relacionada.


O que é Diversificação Relacionada?


É quando uma empresa adiciona ou expande suas linhas de produtos ou mercados existentes. Por exemplo, uma empresa telefônica que adiciona ou expande seus produtos e serviços sem fio adquirindo outra empresa sem fio está participando da diversificação relacionada.


Com uma estratégia de diversificação relacionada, você tem a vantagem de entender os negócios e de saber quais são as oportunidades e ameaças do setor; no entanto, várias aquisições relacionadas não fornecem os benefícios ou retornos originalmente previstos.


Por quê? Geralmente, é porque a análise de diversificação subestima o custo de alguns dos problemas mais sutis: gerenciamento de mudanças, integração de duas culturas, tratamento de funcionários. demissões e rescisões, promoções e até recrutamento. E, por outro lado, a análise de diversificação pode superestimar os benefícios a serem obtidos nas sinergias.


O que é diversificação não relacionada?


É quando uma empresa adiciona linhas de produtos ou mercados novos ou não relacionados. Por exemplo, a mesma companhia telefônica pode decidir entrar no negócio de televisão ou no negócio de rádio. Esta é uma diversificação não relacionada: não há ajuste direto com o negócio existente.


Por que uma empresa gostaria de se envolver em uma diversificação não relacionada? Porque pode haver eficiências de custo. Ou a aquisição pode fornecer um fluxo de caixa compensatório durante um período de calmaria sazonal. O driver para essa decisão de aquisição é lucro; precisa ser um investimento de baixo risco, com alto potencial de retorno.


Diversificação Eficiente:


Certifique-se de rever os custos e benefícios do investimento.


em novos equipamentos; em custos de economia de trabalho; na melhoria da produtividade e / ou fluxo de trabalho; em atender clientes existentes melhor e mais lucrativamente; na diversificação, adicionando novos produtos e serviços e / ou novos mercados; abordando questões de segurança e / ou ambientais; e mais.


O seu plano de investimento de capital alavanca a diversificação?


Avalie a oportunidade para um bom retorno:


Novos mercados e novos produtos ou serviços são geralmente boas oportunidades de diversificação; mas considere estas oportunidades no contexto da integração de benefícios em uma proposição de valor geral muito mais forte.


A adição de novos produtos ou serviços oferece a você uma oportunidade alavancada?


Por exemplo, se você é uma impressora comercial e adiciona serviços básicos de design gráfico e serviços de embalagem à sua linha de produtos, você terá uma oportunidade de diversificação alavancada.


Por quê? Porque seus serviços de impressão podem ser combinados com serviços de design gráfico upstream (mesmo cliente final) e combinados com serviços de empacotamento downstream (mesmo cliente final e / ou mesmo destino). Você terá economizado tempo e dinheiro do seu cliente, permitindo que o cliente 'compre' em uma única parada (desde que você possa se destacar na entrega desses serviços).


Se você estiver preparado (e habilitado) para investir em seus negócios durante períodos bons ou desafiadores, certifique-se de desenvolver medidas de desempenho de negócios para acompanhar os custos e os benefícios esperados.


Você precisa garantir que as vantagens da diversificação e os benefícios esperados do investimento sejam atendidos conforme planejado.


Certifique-se de criar essas medidas de negócios, configurar relatórios (mesmo que seja um processo manual) e certifique-se de que alguém seja responsável pelos resultados planejados.


Compreender as vantagens e desvantagens de estratégias de diversificação não relacionadas ou relacionadas é importante para o crescimento do seu negócio.


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Leia mais a relação das análises com a estratégia no seu negócio:


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Entenda a importância da Estratégia de Pequenos Negócios e o relacionamento das Fusões Verticais para o crescimento de seus negócios.


diferença entre diversificação e diferenciação.


Este tópico contém 2 respostas, tem 2 vozes e foi atualizado pela última vez por jemma242 3 anos, 4 meses atrás.


Você poderia, por favor, explicar a diferença entre diversificação e diferenciação?


A diversificação está entrando em diferentes negócios. Por exemplo, uma companhia aérea que se ramifica para a criação de uma cadeia hoteleira (diversificação relacionada) ou um supermercado que cria um banco (diversificação não relacionada).


Diferenciação é permanecer ou entrar em um determinado negócio, mas produzir um produto ou oferecer um serviço melhor do que seus rivais. Assim, a Apple poderia ter produzido laptops comuns, mas na verdade produz alguns mais especiais. Os carros da Toyota que produzem o modelo Prius que usa combustível híbrido também são diferenciados: ainda em carros, mas algo que torna o produto diferente e pelo qual os clientes pagarão mais.


A Apple lançando o iTunes e começando a fazer o iPhone são exemplos de diversificação: ele estava se ramificando da fabricação de computadores.


Definição da Estratégia de Diversificação | Tipos de estratégias de diversificação.


A estratégia de diversificação provavelmente ocorre quando empresas ou organizações empresariais introduzem um novo produto no mercado. Essas estratégias são conhecidas como estratégias de diversificação. Existem três tipos de estratégias de diversificação.


Tipos de Estratégia de Diversificação.


Estratégias de Diversificação Concêntrica Estratégias de Diversificação Horizontal Estratégias de Diversificação de Conglomerado.


A estratégia de diversificação na verdade minimiza o risco de perda em uma organização empresarial dividindo diferentes categorias de produtos em diferentes mercados geograficamente. No início de 1960, o & amp; 1970, há um rápido crescimento na diversificação de negócios. Mas com o passar do tempo tornou-se difícil administrar atividades muito diversificadas de organização empresarial. Mesmo nos últimos anos, é muito difícil para qualquer organização comercial operar na modalidade de diversificação, porque há muitos requisitos diferentes que devem ser levados em conta pela organização empresarial.


Estratégia de Diversificação Concêntrica:


A introdução de produtos novos, porém relacionados, nos novos mercados é considerada uma estratégia de diversificação concêntrica. Por exemplo, a AT & T Company na América está envolvida na aplicação da estratégia de diversificação concêntrica, adicionando linhas de cabo para serviços rápidos de Internet em todo o país. O produto anterior da empresa era a linha telefônica, mas gasta US $ 120 bilhões para a aquisição de televisão a cabo. Desta forma, o AT & T trabalha em conjunto com a America Online (AOL) para fornecer acesso à Internet por cabo aos clientes da AOL.


Diretrizes para Diversificação Concêntrica:


Existem certas condições que são favoráveis ​​para a aplicação da estratégia de diversificação concêntrica. Para este propósito, seguem algumas das diretrizes que especificam a eficácia da estratégia de diversificação concêntrica.


É mais saudável para a organização empresarial competir na indústria onde não há crescimento lento ou lento. A venda de produtos atuais é aprimorada com a adição de produtos novos, mas relacionados, no pool de organização de negócios Quando novos & amp; produtos relacionados são introduzidos, estes devem ser oferecidos a preços competitivos razoáveis ​​Em certas condições, quando os produtos atuais estão passando por estágio de declínio do ciclo de vida de desenvolvimento de produto, é bastante viável adicionar produtos novos, mas relacionados em novos mercados A equipe de gestão do organização deve ser forte o suficiente Estratégia de Diversificação do Conglomerado:


As estratégias de diversificação incluem a diversificação de conglomerados, na qual novos produtos são adicionados ao pool da organização empresarial que não estão relacionados aos existentes. Existem certas organizações que estão envolvidas na diversificação do conglomerado com base na expectativa de que podem obter lucro adquirindo outras firmas e empresas de quebra & amp; vendendo suas partes de forma fragmentada.


Diretrizes para a Diversificação do Conglomerado:


Em certas situações, a estratégia de diversificação do conglomerado torna-se efetiva o suficiente para ser perseguida pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes que são viáveis ​​para essa estratégia.


Quando as vendas & amp; lucros estão em declínio em base anual Há suficiente gerencial e & amp; capital talentoso possuído pela organização para competir na nova indústria com sucesso Há adquirido, bem como adquirir empresas e ambos têm sinergia financeira Em situações em que há saturação completa para os mercados atuais dos produtos presentes Estratégia de Diversificação Horizontal:


A diversificação horizontal ocorre quando novos & amp; produtos não relacionados são fornecidos aos clientes existentes. A estratégia de diversificação horizontal é menos arriscada do que a diversificação de conglomerados devido ao fato de que os clientes atuais da organização já estão expostos.


Diretrizes para Diversificação Horizontal:


Existem certas situações em que a estratégia de diversificação horizontal é muito eficaz pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes a esse respeito.


Quando novos & amp; produtos não relacionados são adicionados com os existentes, a receita dos produtos existentes aumenta significativamente A indústria que contém margens baixas & amp; retorna e é altamente competitivo Os novos produtos são comercializados para os clientes atuais através de canais de distribuição atuais Existem padrões de vendas de natureza contracíclica dos novos produtos em comparação com os produtos atuais.

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